Anísio, Paulo e Boaventura.
Um dos pensadores que são o alicerce da UFSB é Anísio Teixeira, um educador baiano nascido em Caetité que é praticamente esquecido na história da educação no Brasil.
Ao estudar Anísio vemos que ele inovou a educação brasileira e a elevou a outro patamar com o movimento da Escola Nova sempre com a premissa de educação integral, pública, de qualidade e para todos dando ênfase no desenvolvimento intelectual e crítico do aluno. Ele criou também a Escola Parque em Salvador, que existe até hoje, que trabalha a socialização e preparação do indivíduo para o trabalho juntamente com a consciência cidadã. Assistimos um documentário sobre a sua vida e após fizemos uma discussão muito enriquecedora sobre educação no Brasil atual.
Paulo Freire se faz presente em todo momento quando o assunto é pedagogia, apesar de toda sua obra se voltar ao ensino básico suas teorias também são bases na UFSB, tanto que o campus de Teixeira de Freitas tem o seu nome.
Foi solicitado pela professora ler o livro Pedagogia da Autonomia para uma apresentação em sala. O livro é curto e de fácil leitura e compreensão, aos grupos foi designado que explicassem o pensamento freiriano presente em certo capítulo do livro, o resultado foram apresentações esclarecedoras e registros fantásticos.
Boaventura de Sousa Santos é um pensador português que também foi uma das inspirações da UFSB. Ele trás uma proposta interessante que se chama Ecologia dos Saberes que consiste em perceber que o indivíduo estudante não é uma tábula rasa, um depósito de conhecimento, ele chega na universidade já com um conhecimento que não é necessariamente acadêmico. A universidade tem três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão, a ideia de Boaventura é que essa extensão não se de somente da universidade para fora mas também o inverso, que o conhecimento dito mundano seja agregado ao ambiente acadêmico e que seja atribuído a ele o valor que merece por ser essencial. A aula em que estudamos Boaventura também gerou debates produtivos.
Esses foram os pensadores que alicerçam a UFSB que estudamos com mais profundidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário